• Desça da “árvore”

    Postado em 13 de agosto de 2012

    “Então, correndo adiante, subiu a um sicômoro a fim de vê-lo, porque por ali havia de passar. Quando Jesus chegou àquele lugar, olhando para cima, disse-lhe: Zaqueu, desce depressa, pois me convém ficar hoje em tua casa.” (Lc 19.4,5) 

    Zaqueu era um homem que já tinha ouvido falar de Jesus. Ele sabia que Jesus poderia mudar a história da sua vida. Ele precisava encontrar-se com Jesus. Ele faria o que fosse necessário para olhar nos olhos de Jesus. Ele sabia que depois desse encontro sua vida nunca mais seria a mesma.

    Comigo foi assim também, eu sabia que depois desse encontro, minha vida nunca mais seria a mesma. Eu também precisava me encontrar com Ele. Eu também necessitava que minha vida fosse profundamente tocada e mudada por Jesus. Eu também fiz a minha parte. E quanto a você? Você também está procurando encontrar-se com Ele? Você está fazendo sua parte.

    Zaqueu era um homem de pequena estatura e por isso ele subiu em um sicômoro – uma espécie de figueira – a fim de vê-Lo. O que me chama a atenção nesse texto é que o encontro que mudou a vida de Zaqueu não se deu em cima da árvore, mas embaixo. Durante mais de vinte e cinco anos eu procurei, às vezes mais outras menos, um encontro real com Deus. Durante muito tempo eu esperei por Jesus em cima da figueira e o encontro nunca aconteceu. A Bíblia usa figuradamente a figueira (Mt 24.32), a videira (Jo 15.1) e a oliveira (Rm 11.24) em relação ao povo judeu. Essas árvores são comparadas à religião judaica.

    Vamos voltar a Zaqueu. Quando ele subiu nessa espécie de figueira, ele estava subindo na “religião judaica” a fim de ver Jesus. A religião pode me mostrar Jesus, mas o encontro real e verdadeiro só acontece quando eu “desço da árvore”, ou seja, quando eu deixo de ser apenas uma pessoa religiosa. Religião não salva, não cura, não liberta, não prospera, não muda a vida de ninguém. Isso só o cristianismo – que não é uma religião, mas fazer parte da família de Deus – faz.

    Zaqueu não se encontrou com Jesus em cima da árvore, mas embaixo, note bem as palavras de Jesus a ele: Desce depressa. A maioria das religiões podem até me mostrar Jesus, mas para que eu possa realmente me encontrar com Ele, eu preciso “descer dela”. Conheço pessoas que estão tristes e bravas com Deus. Dizem que Deus não faz nada e nunca responde às suas orações. O problema não está em Deus, mas na “árvore” que essas pessoas estãoem cima. Seráque esse também é seu caso? Abandone toda a religiosidade e formalismo nessa sua busca por Deus. Não dependa da religião para encontrar-se com Deus, pois pode ser que esse encontro nunca aconteça de fato. Desça da árvore, renda-se a Jesus e conheça-O através daquilo que Ele mesmo escreveu – a Bíblia.

    Procurei Jesus em várias religiões, mas o que mais encontrei foram regras, dogmas e doutrinas mais humanas que divinas. Procurei Jesus nas páginas da Bíblia e encontrei a liberdade, a cura, a paz e a salvação que tanto precisava. Religião é o homem buscando Deus; cristianismo é Deus – através de Jesus – buscando o homem. De qual lado você ficará? Em cima ou embaixo?

    Quando Zaqueu desceu da “árvore” Jesus entrou em sua casa (vida). Religião e Jesus não combinam. A salvação de Zaqueu se deu quando ele desceu da árvore, não enquanto ele esta em cima dela. Se você deseja a salvação que só Jesus pode lhe dar, ouça e obedeça aquilo que Ele disse a Zaqueu: Desce depressa!

     

    Pr. Marcelo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>